Pesquisar

Este espaço foi criado para os professores e alunos selecionarem questões para serem organizadas listas de exercícios por assuntos. Estamos sempre atualizando com questões de vários vestibulares e do ENEM. Todas as questões estão gabaritadas.

Regime Militar - Exercícios com gabarito

01. (FUVEST-SP) “Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.”  (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961).

Esse Manifesto revela que os militares
a) estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial.
b) eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.
c) justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático.
d) apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.
e) eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.

02. (Mack-SP) A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:

a) uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
b) uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
c) uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).
d) uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.
e) uma manifestação, de setores conservadores da sociedade brasileira, de revolta contra a tentativa de se derrubar o governo constitucional.

03. (FGV-SP) Em relação ao Golpe Militar de 1964 no Brasil, pode-se dizer:

I- Foi fruto de uma conspiração civil-militar alarmada com os rumos nacionalistas do governo João Goulart.
II- Foi a forma encontrada pelos comandos militares para garantir a posse do novo presidente.
III- Representou a repulsa de setores da sociedade brasileira à tentativa de João Goulart de aumentar a presença do capital estrangeiro no país.
IV- Evitou a tentativa do Partido Comunista Brasileiro, de sindicatos de trabalhadores e de setores do Partido Trabalhista Brasileiro de exigir do presidente, a implementação imediata das “reformas de base”.

Estão corretas as frases:

a) III e IV. 
b) III e V. 
c) I, II e III. 
d) I, IV. 
e) II, III e IV.

04. (PUC-PR) De acordo com Boris Fausto (1999, p. 484) e sobre o período da Ditadura Militar no Brasil, “O governo Médici não se limitou à repressão. Distinguiu claramente entre um setor significativo, mas minoritário na sociedade, adversário do regime, e a massa da população que vivia um dia-a-dia de alguma esperança nesses anos de prosperidade econômica. A repressão acabou com o primeiro setor, enquanto a propaganda encarregou-se de, pelo menos, neutralizar o segundo. Para alcançar este último objetivo, o governo contou com o grande avanço das telecomunicações no país, após 1964”.

Sobre esse avanço e sobre o Governo Médici, marque a alternativa CORRETA.

a) No Governo Médici foi criada a Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP); na época, o Brasil conheceu expressões como “Ninguém segura este país” e a marchinha “Pra frente Brasil”.
b) No Governo Médici – ocorrido de 1968 a 1976 –, o Brasil passou pelo chamado Milagre Econômico, que combinou um extraordinário crescimento econômico com taxas bastante altas de inflação.
c) Houve maior facilidade de crédito e, em 1970, a porcentagem de residências urbanas que possuía televisão chegava a 40%. Ainda neste período e com o apoio do governo, a Rede Globo sofreu uma grande expansão, tornou-se uma rede nacional e, também, porta-voz do governo militar.
d) Sobre a propaganda no Governo Médici, podemos afirmar que o fato de o Brasil ter perdido a Copa do Mundo de 1970 para a Itália, no México, forçou a Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP) a investir mais pesadamente nas mensagens ideológicas pró-governo.
e) O governo de Emílio Garrastazu Médici ocorreu após o governo do presidente militar Castelo Branco e ambos eram considerados governos moderados. 

05 - (UDESC) - A Marcha da família com Deus pela liberdade: “Movimento surgido em março de 1964 e que consistiu em uma série de manifestações, ou "marchas", organizadas principalmente por setores do clero e por entidades femininas em resposta ao comício realizado no Rio de Janeiro, em 13 de março de 1964, durante o qual o presidente João Goulart anunciou seu programa de reformas de base.” 
Adap. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/AConjunturaRadicalizacao/A_marcha_da_familia_co m_Deus acessado em: 12/08/2015. 

Assinale a alternativa correta sobre a Marcha da família com Deus pela liberdade. 

a) Mostrou o protagonismo do movimento feminista e da contracultura, em especial a Campanha da Mulher pela Democracia (Camde), a União Cívica Feminina e a Fraterna Amizade Urbana e Rural. 
b) Congregou segmentos das classes populares, em especial sem tetos e operários da indústria, em parceria com a Federação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). 
c) Tinha como meta propagar a ideia de liberdade religiosa e de liberdade sexual. 
d) Contou com a aliança, de setores de esquerda da igreja católica e da juventude estudantil de classe média, contra o conservadorismo da sociedade Brasileira. 
e) Era favorável à deposição do presidente eleito João Goulart e teve papel importante no Golpe Militar de 1964.

06. (UFPE) Houve um período da História Contemporânea brasileira, pós-64, em que se registrou um recrudescimento da repressão política, marcada por exílios, prisões e desaparecimentos de pessoas, por razões político-ideológicas e sequestros de autoridades consulares. Simultaneamente, foi a época do chamado "Milagre Econômico" brasileiro, fase caracterizada sobretudo pelo crescimento do Produto Interno Bruto, decréscimo do desemprego e pela diminuição dos índices de violência urbana. Assinale o período referido.

a) Governo Médici
b) Governo Castelo Branco
c) Governo Geisel
d) Governo Costa e Silva
e) Governo Figueiredo

07. (UEL) Considere as afirmativas a seguir sobre o Brasil contemporâneo.

I - Em 1974, assumiu a presidência o general Ernesto Geisel. Em seu governo deu-se o início da abertura política de uma forma lenta e gradual. Foi no início de seu mandato, no ano de 1979, que o AI-5 foi revogado, permitindo que os cidadãos tivessem liberdade relativa para voltar a se manifestar politicamente.
II - A partir de 1980, a política econômica do país foi marcada pelas benesses do milagre econômico. Delfim Neto, então ministro do Planejamento, conseguiu baixar a inflação, aumentar o valor dos salários e pagar mais da metade do valor da dívida externa do Brasil.
III - Com o processo de abertura política, as eleições no Brasil voltaram a ser democráticas. As diferença ideológicas e pessoais ficaram mais explícitas no pleito de 1982, quando o PT (Partido dos Trabalhadores) colocou o nome de Luis Inácio Lula da Silva para concorrer à presidência.
IV - O General João Batista Figueiredo foi o sucessor do presidente Ernesto Geisel e deu continuidade ao processo de abertura política do Brasil. A eleição de Figueiredo mostrou que o país começava a seguir uma outra orientação política ao derrotar o candidato linha dura das Forças Armadas.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

08. (PUCPR). "Começava a ditadura envergonhada, como a batizou Elio Gaspari. (...) Mas, como tudo na vida pode piorar, quem se queixava de 64 não sabia o que nos esperava em 68. Aí sim, com o Ato Institucional n0. 5, o pau comeu. A ditadura esgotou o manual e criou em cima: implantou a censura, cassou mandatos, fechou o Congresso, suspendeu o 'habeas corpus', revogou a Constituição, instituiu a pena de banimento, liberou a tortura e tolerou as execuções sumárias - tudo em defesa da segurança nacional". (Martins, Oswaldo. Aos nascidos em 1964. Revista "Cult", São Paulo, n. 78, março/2004. p. 54).  

A partir desse contexto, marque a alternativa INCORRETA:
a) O Ato Institucional n0. 5 foi um instrumento que proporcionou amplos poderes ao Presidente da República que podia inclusive fechar provisoriamente o Congresso Nacional.
b) A economia brasileira desse período (1969-1973) vai ser marcada pelo chamado "milagre brasileiro".
c) Nesse período o governo ditatorial declara que o país vivia uma guerra subversiva, sob esse pretexto aprova-se inclusive a pena de morte.
d) O "slogan" BRASIL: AME-O OU DEIXE-O foi um grande instrumento de propaganda dos grupos da guerrilha de esquerda brasileira nessa fase.
e) A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970 foi usada, junto aos efeitos do milagre econômico, como instrumento de construção positiva do regime militar.

09. (UFGD) Sobre a ditadura cívico-militar e o processo de redemocratização no Brasil, é correto afirmar que

a) a Constituição Federal do Brasil, de 5 de outubro de 1988, elaborada por um Congresso Nacional, do qual os parlamentares da oposição foram cassados pela ditadura, adotou a eleição indireta para presidente da República, por meio de Colégio Eleitoral formado pelos integrantes do Congresso e delegados indicados pelas Assembleias Legislativas.
b) o Ato Institucional Número 5, editado em 13 de dezembro de 1968, concedia plenos poderes ao Presidente da República para, sem respeitar as limitações constitucionais, suspender o funcionamento das casas legislativas, intervir nos estados e municípios, cassar mandatos de parlamentares, suspender por 10 anos os direitos políticos de qualquer cidadão brasileiro e também proibia manifestações políticas, suspendia o habeas corpus e impunha a censura prévia para jornais, revistas, livros, peças de teatro e músicas.
c) a Lei da Anistia Política de 1979 reverteu punições aos cidadãos brasileiros que foram considerados criminosos políticos pelo regime militar e estabeleceu eleições diretas para todos os cargos eletivos para o ano de 1980.
d) após um amplo movimento nacional pelas “Diretas Já”, em 1984, foi aprovada a emenda Dante de Oliveira e, no ano seguinte, os brasileiros elegeram, por voto direto, o presidente Tancredo Neves.
e) a Constituição brasileira de 1967 estabeleceu o voto direto, secreto, obrigatório e igual para todos, restabelecendo eleições diretas para Presidente da República.

10. (UNITAU) No cabeçalho do Jornal do Brasil, do dia 14 de dezembro de 1968, aparecia escrito: “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos. Máx: 38º em Brasília, Mín: 5º, nas Laranjeiras”.

A qual fato esse texto faz referência?

a) Aprovação do Ato Institucional nº 5, que limitou drasticamente a liberdade de expressão e instituiu medidas que ampliaram a repressão aos opositores do governo militar.
b) Aprovação do Ato Institucional nº 2, aprovado pelo Congresso Nacional, que ampliou o medo do perigo comunista.
c) Aprovação da Lei da Censura Federativa, do Ato Institucional nº 1, que coibiu filmes, peças teatrais, livros, músicas, mas que não chegou ao jornal e, por isso, a crítica foi publicada em primeira página.
d) Aprovação dos atos institucionais, que tiveram grande apoio de classes políticas do país, ampliando várias garantias individuais e conferindo amplos poderes ao presidente da República.
e) Aprovação do bipartidarismo, por meio do Ato Institucional nº 1, que eliminou toda forma de oposição institucional ao regime militar.




➤ Mais exercícios sobre o assunto