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Este espaço foi criado para os professores e alunos selecionarem questões para serem organizadas listas de exercícios por assuntos. Estamos sempre atualizando com questões de vários vestibulares e do ENEM. Todas as questões estão gabaritadas.

A Expansão Marítima - Exercícios com gabarito

01. (FATEC) Durante o Período Colonial brasileiro, a mão-de-obra do negro africano substituiu, progressivamente, a indígena. Isso se deveu: 

a) ao fato dos portugueses já utilizarem, há muito, o trabalho escravo negro no sul de Portugal e nas ilhas do Atlântico. 
b) à inabilidade do indígena para o trabalho agrícola e sedentário. 
c) à reduzida e dispersa população pré-colombiana comparada com a grande oferta de mão-de-obra negra africana. 
d) ao fato dos negros africanos já aceitarem passivamente o trabalho na lavoura e na mineração do Brasil. 
e) aos interesses dos traficantes negreiros e de Portugal neste ramo de comércio colonial, altamente lucrativo.

02. (PUCCAMP)     
Erro de português 
Quando o português chegou 
Debaixo duma bruta chuva 
Vestiu o índio Que pena! 
Fosse uma manhã de sol 
O índio tinha despido O português 
(Oswald de Andrade. "Poesias reunidas". 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972) 

Sobre o contexto histórico em que se insere o fenômeno que os versos identificam é correto afirmar que 
a) a descoberta de metais preciosos favoreceu o estabelecimento das primeiras relações econômicas entre portugueses e indígenas. 
b) a agressividade demonstrada pelos nativos despertou o interesse metropolitano pela ocupação efetiva das novas terras. 
c) a conquista da América pelos portugueses contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena no Brasil. 
d) no chamado período pré-colonial, o plantio e a exploração do pau-brasil incentivaram o tráfico africano. 
e) apesar de ter tomado posse da terra em nome do rei de Portugal, o interesse da monarquia estava voltado para o Oriente. 

03. (FUVEST) Foram características dominantes da colonização portuguesa na América: 

a) pequenas unidades de produção diversificada, comércio livre e trabalho compulsório. 
b) grandes unidades produtivas de exportação, monopólio do comércio e escravidão. 
c) pacto colonial, exploração de minérios e trabalho livre. 
d) latifúndio, produção monocultora e trabalho assalariado de indígenas. 
e) exportação de matérias-primas, minifúndio e servidão.

04. (ENEM) Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive a da região. Ha razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos. 

SLENES,R. Malungu, ngoma,vem! África coberta e descoberta do Brasil. Revista USP,n. 12, dez/jan/fev. 1991-92 (adaptado) 

Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tomou possível a: 

a) Formação de uma identidade cultural afro-brasileira. 
b) Superação de aspectos culturais africanos por antigas tradições europeias. 
c) Reprodução de conflitos entre grupos étnicos africanos. 
d) Manutenção das características culturais especificas de cada etnia. 
e) Resistência a incorporação de elementos culturais indígenas.

05. (UNESP) A propósito da expansão marítimo-comercial europeia dos séculos XV e XVI pode-se afirmar que 

a) a igreja católica foi contrária à expansão e não participou da colonização das novas terras. 
b) os altos custos das navegações empobreceram a burguesia mercantil dos países ibéricos. 
c) a centralização política fortaleceu-se com o descobrimento das novas terras. 
d) os europeus pretendiam absorver os princípios religiosos dos povos americanos. 
e) os descobrimentos intensificaram o comércio de especiarias no mar Mediterrâneo.

06. (ENEM) Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito. Eram pardos, todos nus. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros. Os cabelos seus são corredios. 
CAMINHA, P. V. Carta. RIBEIRO, D. et al. Viagem pela história do Brasil: documentos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997 (adaptado).
O texto é parte da famosa Carta de pero Vaz de caminha, documento fundamental para a formação da identidade brasileira. Tratando da relação que, desde esse primeiro contato, se estabeleceu entre portugueses e indígenas, esse trecho da carta revela a: 

a) Preocupação em garantir a integridade do colonizador diante da resistência dos índios à ocupação da terra. 
b) Postura etnocêntrica do europeu diante das características físicas e práticas culturais do indígena. c) Orientação da política da Coroa Portuguesa quanto à utilização dos nativos como mão de obra para colonizar a nova terra. 
d) Oposição de interesses entre portugueses e índios, que dificultava o trabalho catequético e exigia amplos recursos para a defesa da posse da nova terra. 
e) Abundância da terra descoberta, o que possibilitou a sua incorporação aos interesses mercantis portugueses, por meio da exploração econômica dos índios. 

07. (MACKENZIE) “Desde cedo, aprendemos, em casa ou na escola, que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. Esse fato constitui um dos episódios da expansão marítima portuguesa, iniciada em princípios do século XV. Para entendê-la, devemos começar pelas transformações ocorridas na Europa Ocidental, a partir de uma data situada em torno de 1150.” Boris Fausto. História do Brasil 

Entre as transformações citadas no texto, e que se encontram entre as causas da expansão marítima europeia no século XV, podemos, corretamente, citar

a) o conflito religioso resultante da Reforma na Europa, o que fez com que missionários luteranos desembarcassem na América Ibérica, convertendo milhares de nativos à fé protestante, em detrimento do Catolicismo. 
b) o estudo das atividades marítimas e técnicas de navegação desenvolvidas na Espanha medieval, principal - mente em relação à exploração do litoral africano, o que fez deste país o pioneiro na navegação do Oceano Atlântico no século XV. 
c) a precoce centralização do poder na Inglaterra – garantida pela união da monarquia plantageneta com a rica burguesia comercial –, possibilitando, aos ingleses, investimentos na compra de navios portugueses entre os séculos XIII e XV. 
d) a permanência do “espírito cruzadista” na Península Ibérica, o que fez com que Portugal e Espanha estivessem empenhados na luta contra os “infiéis” no Oriente Médio, atrasando em dois séculos (XIV-XVI) a Expansão Marítima Ibérica. 
e) a contradição entre o crescimento populacional nesse período e a baixa produção feudal, gerando a necessidade de se procurar novas áreas geográficas para exploração europeia, aumentando, assim, a quantidade de recursos materiais e alimentícios na Europa.

08. (FAAP) A colonização portuguesa no Brasil é caracterizada por uma ampla empresa mercantil. É o próprio Estado metropolitano que, em conjugação com as novas forças sociais produtoras, ou seja, a burguesia comercial, assume o caráter da colonização das terras brasileiras. A partir daí os dois elementos - Estado e burguesia - passam a ser os agenciadores coloniais e, assim, a política definida com relação à colonização é efetivada através de alguns elementos básicos que se seguem: dentre eles apenas um não corresponde ao exposto no texto; assinale-o. 
a) a preocupação básica será a de resguardar a área do Império Colonial face às demais potências europeias. 
b) o caráter político da administração se fará a partir da Metrópole e a preocupação fiscal dominará todo o mecanismo administrativo. 
c) o vértice definidor, reside no monopólio comercial. 
d) a função histórica das Colônias será proeminente no sentido de acelerar a acumulação do capital comercial pela burguesia mercantil européia. 
e) a produção gerada dentro das Colônias estimula o seu desenvolvimento e atende às necessidades de seu mercado interno. 

09. (FAAP) No processo de colonização dos trópicos americanos, as relações entre as colônias e as metrópoles foram definidas pelo regime: 

a) de livre comércio. 
b) de oligopólio. 
c) de monopólio. 
d) liberal. 
e) de livre iniciativa. 

10.  (PUC-MG) Sobre o expansionismo ultramarino europeu, entre os séculos XV-XVII, é correto afirmar que, EXCETO: 

a) a tomada de Constantinopla pelos turcos e a segunda conquista de Ceuta pelos portugueses são os marcos iniciais da expansão. 
b) os descobrimentos e a colonização das terras do Novo Mundo constituíram-se num desdobramento da expansão comercial. 
c) o afluxo de metais preciosos das áreas coloniais, principalmente ouro e prata, contribuiu para a superação da crise econômica europeia. 
d) o deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico contribuiu para a ampliação das fronteiras geográficas. 
e) a consolidação dos Estados Nacionais e a absolutização dos regimes europeus têm relação também com os efeitos das viagens ultramarinas.

11. (UFMG) Leia o texto. 
"A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)." 

(GÂNDAVO, Pero de Magalhães. HISTÓRIA DE PROVÍNCIA DE SANTA CRUZ. 1576) 

A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, EXCETO: 

a) A busca da compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador. 
b) A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma. 
c) A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena. 
d) A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular. 
e) Os signos e símbolos dos nativos da costa marítima eram homogêneos. 

12. (FUVEST) No período colonial o Brasil, exemplo típico de colônia de exploração, apresentava as seguintes características: 

a) grande propriedade, policultura, produção comercializada com outras colônias e  mão-de-obra livre. 
b) pequena propriedade, cultura de subsistência, produção para o consumo interno e trabalho livre. 
c) colonato, produção manufatureira comercialização com a Metrópole  e mão-de-obra compulsória. 
d) latifúndio, cultura de subsistência, produção destinada ao mercado interno e mão-de-obra imigrante. 
e) grande propriedade, monocultura, produção para o mercado externo e mão-de-obra escrava. 

13. (CESGRANRIO) Sobre o Pacto Colonial que, na época mercantilista, definiu o relacionamento entre Metrópole e Colônia e determinou a forma de organização da sociedade colonial, assinale a afirmativa INCORRETA: 

a) "a metrópole, por isso que é mãe, deve prestar às colônias suas filhas todos os bons ofícios e socorros necessários para a defesa e segurança das suas vidas e dos seus bens, mantendo-se em uma sossegada posse e fruição dessas mesmas vidas e desses bens". 
b) "é, pois necessário que os interesses da Metrópole sejam ligados com os das colônias, e que estas sejam tratadas sem rivalidade. Quanto os vassalos são mais ricos, tanto o soberano é muito mais". 
c) "esta impossibilidade de subsistir qualquer indivíduo sem alheios socorros, ou Lei Universal que liga os homens entre si, tem a política nas colônias para maior utilidade e dependência em que devem estar da Metrópole". 
d) "para viverem em igualdade e abundância... que todos ficariam ricos, tirados da miséria em que se achavam, extinta a diferença da cor branca, preta e parda, porque uns e outros seriam sem diferença chamados e admitidos a todos os ministérios e cargos".  
e) "numa palavra, quanto os interesses e as utilidades da pátria-mãe se enlaçarem mais com os das colônias suas filhas, tanto ela será mais rica e quanto ela dever mais às colônias, tanto ela será mais feliz e viverá mais segura". 

14. (CESGRANRIO) Com a expansão marítima dos séculos XV/XVI, os países ibéricos desenvolveram a ideia de "império ultramarino" significando: 

a) a ocupação de pontos estratégicos e o domínio das rotas marítimas, a fim de assegurar a acumulação do capital mercantil; 
b) o estabelecimento das regras que definem o Sistema Colonial nas relações entre as metrópoles e as demais áreas do "império" para estabelecer as ideias de liberdade comercial; 
c) a integração econômica entre várias partes de cada "império" através do comércio intercolonial e da livre circulação dos indivíduos; 
d) a projeção da autoridade soberana e centralizadora das respectivas coroas e sobre tudo e todos situados no interior desse "império"; 
e) a junção da autoridade temporal com a espiritual através da criação do Império da Cristandade.

15. (UFRGS) Com o processo de expansão marítima, empreendido nos séculos XV e XVI, Portugal constituiu-se como um império ultramarino, espalhado em diversas regiões do globo.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a história do Império português e da colonização no Brasil.

(  ) A organização das instituições eclesiásticas nas colônias lusitanas foi estabelecida a partir da subordinação do Estado português à Igreja católica, prevista no chamado padroado régio.
(  ) O Estado português valeu-se, pela primeira vez no Brasil, do trabalho escravo de africanos, posteriormente estendendo o mesmo procedimento ao conjunto das suas colônias.
(  ) A estrutura política do Império português foi marcada por redes de poder locais que permitiam aos colonos um considerável grau de autonomia política e econômica, tornando, muitas vezes, conflitivas as relações entre metrópole e colônias.
(  ) Os colonos e os mercadores estabelecidos no Brasil não mantinham relações comerciais com as colônias africanas, pois todo o sistema mercantil português estava centrado na metrópole, por onde necessariamente passavam os produtos comercializados.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V – V – V- F.
b) V – V – F – V.
c) F – F – V – F.
d) F – V – V – F.
e) F – F – F – V. 

16. (CESGRANRIO) "A História do Brasil nos três primeiros séculos está intimamente ligada à da expansão comercial e colonial européia na época moderna". 
 (NOVAES, Fernando, A. "O BRASIL NOS QUADROS DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL" in Brasil Perspectiva. Difil. S.Paulo, 1980, p.47) 

Considerando-se a opinião do autor, podemos dizer que, durante o período colonial: 
a) Portugal foi o artífice único do desenvolvimento do Brasil. 
b) houve uma autonomia do Brasil em relação ao quadro de competição entre as várias potências. 
c) o comércio interno foi a mola maior do desenvolvimento de nosso país. 
d) a organização da vida econômica e social do Brasil se vinculou ao quadro geral europeu. 
e) houve uma relativa dependência da estrutura do Brasil Colonial à conjuntura européia moderna. 

17. (UECE) Acerca do projeto de expansão marítima dos portugueses, que resultou na chegada às terras americanas no século XVI, é INCORRETO afirmar que

a) atendia aos interesses de diversos grupos sociais e instituições, visto que era oferecida uma saída para a retração econômica que Portugal vivenciava.
b) recebeu o apoio financeiro da nobreza e da burguesia, interessadas na exploração de outras terras e na expansão do comércio.
c) conquistou o apoio dos segmentos médios da sociedade portuguesa que, desejosos de encontrar novas fontes de renda, pretendiam mudar-se para as novas terras.
d) recebeu o apoio da Igreja que sonhava em conquistar novos fiéis e empreender seu trabalho de catequese em territórios virgens.

18. (UNIRIO) A descoberta do Brasil não alterou os rumos da expansão portuguesa voltada prioritariamente para o Oriente, o que explica as características dos primeiros anos da colonização brasileira, entre as quais se inclui o(a): 

a) caráter militar da ocupação, visando à defesa das rotas atlânticas. 
b) escambo com os indígenas, garantindo o baixo custo da exploração. 
c) abertura das atividades extrativas da colônia a comerciantes das outras potências européias. 
d) migração imediata de expressivos contingentes de europeus e africanos para a ocupação do território. 
e) exploração sistemática do interior do continente em busca de metais preciosos. 

19. (UCS) A expansão marítimo-comercial compreende o período das grandes viagens empreendidas pelos países europeus, nos séculos XV e XVI, em busca de riquezas além-mar. Considere as seguintes afirmativas sobre o movimento conhecido como grandes navegações.

I. Inserido no contexto do desenvolvimento do mercantilismo, resultou numa importante revolução comercial e na formação de vastos impérios coloniais.
II. Sofreu influência da nova mentalidade criada pelo Renascimento cultural e científico. A inquietude intelectual levou ao desbravamento geográfico, ao rompimento de fronteiras físicas e de barreiras dogmáticas.
III. Entre uma de suas principais consequências está o deslocamento do eixo econômico do oceano Atlântico para o mar Mediterrâneo e o aumento das transações comerciais.

Das proposições acima,
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.

20. (UFES) A organização da agromanufatura açucareira no Brasil Colônia está ligada ao sentido geral da colonização portuguesa, cuja dinâmica estava baseada na 

a) pesada carga de taxas e impostos sobre o trabalho livre, com o objetivo de isentar de tributos o trabalho escravo. 
b) unidade produtiva voltada para a mobilidade mercantil interna, ampliada pelo desenvolvimento de atividades artesanais, industriais e comerciais. 
c) estrutura de produção, que objetivava a urbanização e a criação de maior espaço para os homens livres da colônia. 
d) pequena empresa, que procurava viabilizar a produção açucareira apenas para o mercado interno. 
e) propriedade latifundiária escravista, para atender aos interesses da Metrópole Portuguesa de garantir a produção de açúcar em larga escala para o comércio externo. 



GABARITO
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