Pesquisar

Este espaço foi criado para os professores e alunos selecionarem questões para serem organizadas listas de exercícios por assuntos. Estamos sempre atualizando com questões de vários vestibulares e do ENEM. Todas as questões estão gabaritadas.

Entradas e Bandeiras - Exercícios com gabarito

01. (FUVEST-SP) Em 1694, uma expedição chefiada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho foi encarregada pelo governo metropolitano de destruir o quilombo de Palmares. Isto se deu porque: 

a) os paulistas, excluídos do circuito da produção colonial centrada no Nordeste, queriam aí estabelecer pontos de comércio, sendo impedidos pelos quilombos. 
b) os paulistas tinham prática na perseguição de índios, os quais aliados aos negros de Palmares ameaçavam o governo com movimentos milenaristas. 
c) o quilombo desestabilizava o grande contingente escravo existente no Nordeste, ameaçando a continuidade da produção açucareira e da dominação colonial. 
d) os senhores de engenho temiam que os quilombolas, que haviam atraído brancos e mestiços pobres, organizassem um movimento de independência da colônia. 
e) os aldeamentos de escravos rebeldes incitavam os colonos à revolta contra a metrópole visando trazer novamente o Nordeste para o domínio holandês. 

02. (MACKENZIE) “Os bandeirantes foram romantizados (...) e postos como símbolo dos paulistas e do progresso, associação enobrecedora. A simbologia bandeirante servia para construir a imagem da trajetória paulista como um único e decidido percurso rumo ao progresso, encobrindo conflitos e diferenças.”
(Abud, K. Maria. In: Matos, M. I. S. de São Paulo e Adoniram Barbosa)

Ainda que essa imagem idealizada do bandeirante tenha sido uma construção ideológica, sua importância, no período colonial brasileiro, decorre
a) de sua iniciativa em atender à demanda de mão-de-obra escrava do Brasil Holandês, durante o governo de Maurício de Nassau.
b) de sua extrema habilidade para lidar com o nativo hostil, garantindo sua colaboração espontânea na busca pelo ouro.
c) de sua colaboração no processo de expansão territorial brasileira, à medida que ultrapassou o Tratado de Tordesilhas e fundou povoados, garantindo, futuramente, o direito de Portugal sobre essas terras.
d) de sua atuação decisiva na Insurreição Pernambucana, que resultou na expulsão dos holandeses do nordeste, em 1654, considerada como o primeiro movimento de cunho emancipacionista da colônia.
e) da colaboração dos mesmos na formação das Missões Jesuíticas, cujo objetivo era a proteção e catequização de índios tupis, obstáculo à ocupação do território colonial.

03. (FGV SP) A conquista portuguesa na América contou com a ação missionária, que visava à cristianização dos indígenas.

No entanto, muitos povos nativos foram refratários à ação evangelizadora. Nesse caso,
a) os conquistadores estabeleceram o chamado “código indígena”, que garantia o direito de preservação da cultura nativa.
b) os conquistadores promoveram tribunais inquisitoriais, por meio dos quais julgavam e sentenciavam as tribos acusadas de práticas heréticas.
c) os conquistadores praticavam a “guerra justa” e escravizavam os indígenas que se mostravam hostis e dificultavam a catequese.
d) os conquistadores toleravam as práticas consideradas pagãs dos nativos que aceitavam pagar tributos sob a forma de trabalho ou produtos agrícolas.
e) os conquistadores incorporaram divindades e cultos indígenas aos rituais cristãos como forma de converter os nativos à sua doutrina religiosa.

04. (MACKENZIE) A historiografia tradicional atribui ao bandeirismo o alargamento do território brasileiro para além de Tordesilhas.

Sobre esta atividade é correto afirmar que:
a) jamais converteu-se em elemento repressor, atacando quilombos ou aldeias indígenas.
b) as Missões do Sul foram preservadas dos ataques paulistas, devido à presença dos jesuítas espanhóis.
c) na verdade, o bandeirismo era a forma de sobrevivência para mestiços vicentinos, rudes e pobres e a expansão territorial ocorreu de forma inconsciente como subproduto de sua atividade.
d) eram empresas totalmente financiadas pelo governo colonial, tendo por objetivo alargar o território para além de Tordesilhas.
e) era exercida exclusivamente pelo espírito de aventura dos brancos vinculados à elite proprietária vicentina, cujas lavouras de cana apresentavam grande prosperidade.

05. (UFU-MG) A atividade bandeirante marcou a atuação dos habitantes da Capitania de São Vicente entre os séculos XVI e XVIII.

A esse respeito, assinale a alternativa correta
a) Buscando capturar o índio para utilizá-lo como mão-de-obra ou para descobrir minas de metais e pedras preciosas, o chamado bandeirismo apresador e o prospector foram importantes para a ampliação dos limites geográficos do Brasil colonial.
b) As bandeiras eram empresas organizadas e mantidas pela Metrópole, com o objetivo de conquistar e povoar o interior da colônia, assim como garantir, efetivamente, a posse e o domínio do território.
c) As chamadas bandeiras apresadoras tinham uma organização interna militarizada e eram compostas exclusivamente por homens brancos, chefiados por uma autoridade militar da Coroa.
d) O que explicou o impulso do bandeirismo no século XVII foi a assinatura do tratado de fronteiras com a Espanha, que redefiniu a Linha de Tordesilhas e abriu as regiões de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, possibilitando a conquista e a exploração portuguesa.
e) Derivado da bandeira de apresamento, o sertanismo de contrato era uma empresa particular, organizada com o objetivo de pesquisar indícios de riquezas minerais, especialmente nas regiões de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

06. (UNESP) "Nossa milícia, Senhor, é diferente da regular que se observa em todo o mundo. Primeiramente nossas tropas com que vamos à conquista do gentio bravo desse vastíssimo sertão não é de gente matriculada no livro de Vossa Majestade, nem obrigada por soldo, nem por pagamento de munição."
 (Carta de Domingos Jorge Velho ao rei de Portugal, em 1694.) 

De acordo com o autor da Carta, pode-se afirmar que:
a) os bandeirantes possuíam tropas de mercenários, pagas pela metrópole, com o objetivo de exterminar indígenas.
b) havia proibição oficial de capturar índios para a escravização e os bandeirantes pretendiam evitar ser punidos pelos colonos e pelos espanhóis.
c) os exércitos portugueses, organizados na colônia, tinham a particularidade de serem compostos por indígenas especializados em destruir quilombos.
d) algumas tribos indígenas ameaçavam a segurança dos colonos e as bandeiras eram tropas encarregadas de transportar os nativos para as reduções religiosas.
e) muitas das bandeiras paulistas eram constituídas por exércitos particulares, especializados em exterminar e capturar indígenas para serem escravizados.

07. (UFC) A crueldade e impunidade dos participantes das entradas contra os indígenas foi denunciada pelo Pe. Antônio Vieira." ... e assim fala toda esta gente nos tiros que deram; nos que fugiram... nos que mataram, como se falassem de uma caçada e não valessem mais as vidas dos índios que a dos animais".

Fonte: Carta do Pe. Antônio Vieira, 1653, Maranhão, destinada ao Padre Provincial, in COLETÂNEA DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS PARA O 1º GRAU - 5• à 8• SÉRIES. SE/CENP. 1979, P.25. 

Considerando este depoimento, é correto afirmar que:
a) as aldeias indígenas consolidavam a solidariedade existente entre as tribos.
b) a população indígena, sobretudo no interior, sofreu um verdadeiro extermínio, vítima da escravidão.
c) o bandeirismo contribuiu para o crescimento das vilas indígenas no atual território de São Paulo.
d) a caça ao elemento indígena pelos bandeirantes foi condenada pelos senhores de terras.
e) a colonização indígena sofreu uma significativa queda com o início das Missões dos Jesuítas.

08. (FGV) "Assim, alguns dos irmãos mandados para esta aldeia, que se chama Piratininga, chegamos a 25 de janeiro do ano do Senhor de 1554, e celebramos em paupérrima e estreitíssima casinha a primeira missa, no dia da Conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos a nossa casa".

ANCHIETA, José de, "Carta de Piratininga (1554)". Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões, Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1988, p.48. 

Sobre a fundação da vila de São Paulo no período colonial podemos afirmar que:
a) Expulsos de Piratininga, os jesuítas retornaram em 1554 com tropas portuguesas que promoveram a destruição dos grupos indígenas da região.
b) Sua fundação acompanhou a tendência da colonização portuguesa em privilegiar a formação de núcleos no interior, em lugar de entrepostos litorâneos.
c) Desde sua fundação até o final do século XVIII, sua principal atividade econômica foi a produção de açúcar e algodão voltada para o mercado externo.
d) Sua fundação ocorreu em função dos interesses jesuíticos em controlar o comércio de metais e pedras preciosas realizado pelas tribos indígenas da região.
e) Sua fundação está vinculada à motivação missionária dos jesuítas que tinham nos colégios e aldeamentos suas bases principais.

09. (FATEC) Bandeiras eram:

a) expedições  de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas.
b) expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país.
c) expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas.
d) movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã.
e) expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.

10. (UNISA-SP) O movimento das Bandeiras e a criação extensiva do gado, no período colonial, contribuíram para o(a):

a) declínio da exploração de metais preciosos.
b) desenvolvimento da cana-de-açúcar.
c) ampliação territorial do Brasil.
d) manutenção do Tratado de Tordesilhas.
e) fixação do homem no litoral brasileiro.

11. (UFSC) Foi(foram) muito importante(s) na expansão bandeirante:

I. a riqueza das terras de São Paulo.
II. os rios perenes e navegáveis que correm para o
interior.
III. a busca de mão-de-obra na própria colônia.
IV. a crescente prosperidade de São Vicente.

a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) I e IV estão corretas.
d) II e IV estão corretas.
e) III e IV estão corretas.

12. (FUVES-SP) Qual destas definições expressa melhor o que foram as bandeiras?
a) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.
b) Movimento de fundo catequético, liderado por jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.
c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.
d) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas.
e) Incursões de portugueses para atrair tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas.

13. (UEG) O processo de ocupação e desbravamento do interior brasileiro talvez seja uma das etapas mais interessantes da formação social do Brasil no período colonial. As entradas e bandeiras que desbravaram o sertão estão na origem da formação dos primeiros núcleos urbanos no interior do país, como no caso da região de Goiás.

Sobre o processo de ocupação e povoamento de Goiás, é CORRETO afirmar:
a) Até o início do século XVIII, a região do atual Estado de Goiás era desabitada e considerada território desconhecido tanto por portugueses quanto por indígenas, que ocupavam preferencialmente o litoral brasileiro.
b) A bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva foi a primeira expedição de exploração do atual território goiano, que lançou as bases para outros descobertos, como o das minas de Cuiabá.
c) Por causa da grande distância a ser percorrida entre a região das minas dos Goyases e o Estado de São Paulo, foi pequena a utilização da mão-de-obra africana na região, ficando a extração aurífera sob o encargo de indígenas escravizados.
d) O curto período de exploração aurífera em Goiás deve-se ao rápido esgotamento dos veios auríferos localizados nos leitos dos rios e à técnica rudimentar utilizada na extração do ouro.
e) O declínio da produção aurífera trouxe poucos abalos à dinâmica social goiana, visto que já havia se estabelecido na região uma intensa atividade comercial e agrícola que sustentava o crescimento econômico local.

14. (Univali-SC) As expedições chamadas de entradas e bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio, para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O papel histórico das entradas e bandeiras pode ser assim resumido:

a) Determinaram a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.
b) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.
c) Iniciaram o aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste, mudando a situação econômica da colônia.
d) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do vice-reino, do Rio de Janeiro para a Bahia.
e) Respeitaram o meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis.

15. (UNIFESP) "... a vila de São Paulo de há muitos anos que é República de per si, sem observância de lei nenhuma, assim divina como humana..."
 (Governador Geral Antonio L. G. da Câmara Coutinho, em carta ao Rei, 1692.) 

O texto indica que, em São Paulo,
a) depois que os jesuítas, que eram a favor da escravidão, foram expulsos, a cidade ficou abandonada à própria sorte.
b) como decorrência da geografia da capitania e dos interesses da Metrópole, imperava a autonomia política e religiosa.
c) a exemplo do que se passava no resto da capitania, reinava o mais completo descaso em termos políticos e religiosos.
d) com a descoberta do ouro de Minas Gerais, os habitantes passaram a se queixar do abandono a que ficaram relegados.
e) graças à proclamação de Amador Bueno, os habitantes da cidade passaram a gozar de um estatuto privilegiado.

16. (FAAP-SP) O Brasil estava sob domínio ibérico de 1580 a 1640. Nesse período, os criadores de gado e os bandeirantes, que buscavam metais e pedras preciosas, atravessaram a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, incorporando ao território brasileiro:

a) Minas Gerais, Amazonas e Pará.
b) Ceará, Piauí e Alagoas.
c) Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
d) Maranhão, Pernambuco e Bahia.
e) Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

17. (MACKENZIE) A partir do século XVII, uma série de fatores provocou a expansão da colônia e a ocupação do interior do Brasil, exceto:

a) a pecuária desenvolvida no sertão nordestino e na região Sul.
b) a busca de riquezas minerais liderada pelos bandeirantes de São Paulo.
c) a ação missionária dos jesuítas vinculada também à extração de drogas do sertão.
d) a União Ibérica, que possibilitou maior liberdade de circulação no território além de Tordesilhas.
e) o apoio de jesuítas e índios dos Sete Povos das Missões, confirmando os termos do Tratado de Madri em 1750.

18. (ESPM) "Essas longas jornadas fluviais diversificaram os meios de locomoção e exigiram nova postura dos seus componentes. Os rios tornaram-se a principal artéria de deslocamento, razão pela qual as técnicas fluviais alcançaram grande desenvolvimento entre os paulistas. Para tornar a jornada menos perigosa formaram-se comboios que substituíram as unidades isoladas. Porto Feliz era seu foco irradiador e as frotas que dali seguiam pelos rios Tietê, Paraná e outros, reuniam por vezes 300 ou 400 canoas em expedições que com diversas variantes por todo um século, inclusive com a difícil transposição de numerosas cachoeiras e corredeiras, asseguravam as comunicações entre São Paulo e Mato Grosso".
 (Adaptado do "Dicionário do Brasil Colonial", direção de Ronaldo Vainfas). 
O texto descreve o seguinte tipo de expedições:
a) As monções.
b) O sertanismo de contrato.
c) A caça ao índio.
d) O tropeirismo.
e) O comércio de drogas do sertão.

19. (CESGRANRIO) A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral e associada à lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia.

As afirmações a seguir relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes.
l - No Vale Amazônico, o extrativismo vegetal - as drogas do sertão - e a captura de índios atraíram os colonizadores.
2 - A ocupação do Pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa.
3 - O planalto central, nas áreas correspondentes aos atuais Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração.
4 - A zona missioneira no sul do Brasil representava um obstáculo tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras.
5 - O Sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão-de-obra para a expansão da lavoura.

As afirmações corretas são:
a) somente 1, 2 e 4.
b) somente 1, 2 e 5.
c) somente 1, 3 e 4.
d) somente 2, 3 e 4.
e) somente 2, 3 e 5.

20. (CESGRANRIO) A formação do território brasileiro no período colonial resultou de vários movimentos expansionistas e foi consolidada por tratados no século XVIII. Assinale a opção que relaciona corretamente os movimentos de expansão com um dos Tratados de Limites:

a) A expansão da fronteira norte, impulsionada pela descoberta das minas de ouro, foi consolidada nos Tratados de Utrecht.
b) A região missioneira no sul constituiu um caso à parte, só resolvido a favor de Portugal com a extinção da Companhia de Jesus.
c) O Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação semelhante à atual.
d) O Tratado do Pardo garantiu a Portugal o controle da região das Missões e do rio da Prata.
e) Os Tratados de Santo Ildefonso e Badajós consolidaram o domínio português no sul, passando a incluir a região platina.


GABARITO
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
C
 C
C
E
C
C