Pesquisar

Este espaço foi criado para os professores e alunos selecionarem questões para serem organizadas listas de exercícios por assuntos. Estamos sempre atualizando com questões de vários vestibulares e do ENEM. Todas as questões estão gabaritadas.

(UNIR) - QUESTÕES

Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 04.

Por onde anda Emília?

Dona Benta e Tia Anastácia faleceram, Rabicó virou presunto há muito tempo, Pedrinho e Narizinho tornaram-se adultos e sumiram. Mas Emília continua viva. Idosa agora – mesmo bonecas envelhecem -, ela continua a mesma contestadora de sempre. Continua em busca da Casa das chaves, aquela em que penetrou buscando desligar a Chave da Guerra (mas enganou-se: desligou a Chave do Tamanho, e tornou-se a precursora – bem melhor que a sequela – do filme Querida, encolhi as crianças). As chaves que Emília agora quer desligar são as chaves da Pobreza, do Desemprego, da Fome. Mas será difícil. Se não conseguiu isso há 50 anos, não conseguirá agora, que sua energia é muito menor.
Emília sonha. Com que sonha? Com o Sítio do Picapau Amarelo. E sonha que o sítio está sendo invadido pelos sem-terra, que ali tentam se instalar. Querem plantar, no que era o território da fantasia, milho e feijão. Emília hesita; seu lado anarquista quer aderir aos invasores, seu lado conservador acha isso uma barbaridade. Procura uma resposta, mas não acha; o único que poderia aconselhá-la, o amável escritor chamado Monteiro Lobato, morreu há muito tempo.
(SCLIAR, Moacyr. In MESQUITA, R.M. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2007.)

01. QUESTÃO: Moacyr Scliar delineia a personagem Emília recuperando-lhe características construídas por seu criador Monteiro Lobato. Assinale a alternativa em que todas as características são pertinentes a Emília.

a) Briguenta, fantasiosa, descrente.
b) Meiga, anarquista, visionária.
c) Apaziguadora, preguiçosa, perseverante.
d) Sonhadora, perseverante, idealista.
e) Titubeante, conciliadora, idealista.

02. QUESTÃO: Ao afirmar que Emília quer desligar são as chaves da Pobreza, do Desemprego, da Fome., Moacyr Scliar

a) defende a personagem, atribuindo-lhe a função de salvadora do mundo.
b) critica a personagem que sempre se mostra hesitante em face de problemas.
c) atualiza a personagem, inserindo-a em contextos sociais do século XXI.
d) ironiza a personagem que, hoje idosa, não conseguirá transformar o mundo.
e) parodia a personagem, citando seus feitos em outras obras.

03. QUESTÃO: Da indagação feita no título da crônica, pode-se inferir que Moacyr Scliar gostaria de

a) reconstruir Emília para dar continuidade à obra infantil de Monteiro Lobato.
b) encontrar uma figura combativa para lidar de forma eficiente com problemas sociais mundiais.
c) acreditar que somente Emília, personagem de Lobato, resolveria os problemas do mundo.
d) reinventar o mundo da fantasia característico da literatura infantil.
e) traçar o perfil da mulher brasileira que luta por um pedaço de terra para sua sobrevivência.

04. QUESTÃO: Sobre o texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(  ) A Emília de Scliar, em sonho, mostra-se indecisa ante a possibilidade de perder seu mundo de fantasia.
( ) Monteiro Lobato se insere na crônica como alguém com capacidade e sabedoria de dar aconselhamentos sobre problemas sociais.
( ) Permeia o texto, mesmo com personagens do mundo literário, certa descrença do cronista em resolver problemas como fome e pobreza.

Assinale a sequência correta.

a) V, V, V
b) V, F, V
c) V, V, F
d) F, F, V
e) F, V, F