Pesquisar

Este espaço foi criado para os professores e alunos selecionarem questões para serem organizadas listas de exercícios por assuntos. Estamos sempre atualizando com questões de vários vestibulares e do ENEM. Todas as questões estão gabaritadas.

(FAAP-2015) - QUESTÃO

 Leia os versos de Carlos Drummond de Andrade: 

“Mundo mundo vasto mundo, 
se eu me chamasse Raimundo 
seria uma rima, não seria uma solução. 
Mundo mundo vasto mundo, 
mais vasto é meu coração.” 

Sobre esses versos só não é possível afirmar que: 

a) presenciamos alguém que se sente questionado, conturbado em meio aos conflitos exteriores, o que resulta vez ou outra nos muitos questionamentos interiores. 
b) refletem uma época demarcada pelo período pós-guerra e que, sem sombra de dúvida, deixou inúmeros conflitos advindos da condição de estar no mundo. 
c) o eu lírico acredita que mudando poeticamente o nome, o mundo mudaria. 
d) apresenta um eu-lírico revestido por inquietações diante de uma realidade, diante de um mundo que não o satisfaz. 
e) não aceita o mundo em que vive, pois o concebe totalmente oposto daquele que realmente idealiza.