Pesquisar

Este espaço foi criado para os professores e alunos selecionarem questões para serem organizadas listas de exercícios por assuntos. Estamos sempre atualizando com questões de vários vestibulares e do ENEM. Todas as questões estão gabaritadas.

(MACKENZIE) - QUESTÃO

O governo de José Sarney (1985-1990) caracterizou-se como um governo de transição democrática, que foi responsável, entre outros, pelo estabelecimento de eleições diretas em todos os níveis. Na esfera econômica esse período foi marcado por 

a) altas taxas de inflação e vários planos econômicos como o Plano Cruzado. Além da moeda nacional perder três zeros e passar de cruzeiro para cruzado, todos os preços ficaram congelados por um ano, o que ocasionou falta de mercadorias e produtos que só eram oferecidos mediante o pagamento de “ágio”. 
b) a transição pacífica para um governo com características democráticas refletiu positivamente na nossa economia. O Brasil conseguiu junto ao FMI a moratória da dívida brasileira e o aumento do crédito nacional diante de banqueiros estrangeiros. 
c) com o Plano Bresser, em julho de 1987, o poder aquisitivo das camadas populares aumentou e os índices de desemprego diminuíram. Com isso ocorreu um aumento no consumo o que aqueceu a economia nacional e também atraiu investidores estrangeiros para o país. 
d) o Plano Verão, em janeiro de 1989, precedeu a uma nova troca de moeda. O cruzado foi substituído pelo cruzado novo pelo ministro da Fazenda Dílson Funaro, o que acarretou prejuízos para a economia, pois novamente nossa moeda foi desvalorizada. 
e) o resultado de todos os planos editados desde fevereiro de 1986 até janeiro de 1989 foi positivo para a eco no - mia brasileira. A extinção da correção monetária realocou parte do capital que se encontrava aplicado nos setores financeiros para o produtivo, gerando empregos que dinamizaram nossa economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário