Uma das questões comuns aos professores de Filosofia quando vão para suas atividades em sala
de aula é a seguinte: Para que mesmo serve a Filosofia? Pela pergunta apresentada, parece que os
alunos têm clareza para que serve as ciências de uma forma em geral e conseguem identificar o seu
pragmatismo, mas quanto à Filosofia, parece não ficar clara a sua função. Analise a cena transcrita:
A professora ou o professor de Biologia, ao terminar de explicar a aula sobre Leishmaniose, faz a seguinte
atividade para os alunos: Analise as imagens relacionadas à leishmaniose e sintetize as informações pertinentes.
Ao executar esse comando, a professora espera que o aluno saiba o que é o analisar e o sintetizar. Essa é uma
condição de operacionalização do pensar que pode ser feita com imagens ou com conceitos para todas as
ciências.
Os procedimentos de análise e de sistematização pressupõem, necessariamente, comportamentos
cognitivos de
a) memorização e de aprendizagem.
b) investigação e de organização.
c) convencimento e de reflexão.
d) focalização e de reação.
e) inferência e de comando.