Pesquisar

Este espaço foi criado para os professores e alunos selecionarem questões para serem organizadas listas de exercícios por assuntos. Estamos sempre atualizando com questões de vários vestibulares e do ENEM. Todas as questões estão gabaritadas.

O monopólio comercial português e as Rebeliões Nativistas - 21 Exercícios com gabarito

01. (Unibero-SP) A Guerra dos Emboabas (1707-1709) e a Inconfidência Mineira (1789) foram revoltas ocorridas no Brasil. Sobre elas, assinale a alternativa correta:
a) Ambas tinham o objetivo de separar o Brasil de Portugal e ocorreram na região da mineração.
b) A primeira e considerada uma revolução separatista e mais radical do que a segunda, tendo ocorrido na região de São Paulo e liderada pelos Bandeirantes.
c) Tanto a primeira como a segunda foram influenciadas pelas ideias iluministas e pela independência das Treze Colônias inglesas, mas só a segunda teve êxito nos seus objetivos.
d) A primeira foi bem-sucedida, garantindo aos paulistas a posse da região da mineração, enquanto a segunda foi reprimida pela Coroa portuguesa antes de acontecer.
e) Ambas ocorreram na mesma região do Brasil, contra a dominação portuguesa na área da mineração, no entanto, somente a segunda teve influência das ideias iluministas europeias.

02. (UFRN) A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como:
a) movimentos isolados em defesa de ideias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos;
b) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política;
c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam alguns aspectos da política econômica de dominação do governo português;
d) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas, contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano.
e) manifestações separatistas de ideologia liberal contrárias ao domínio português.

03. (Fuvest) A elevação de Recife à condição de vila; os protestos contra a implantação das Casas de Fundição e contra a cobrança de quinto; a extrema miséria e carestia reinantes em Salvador, no final do século XVIII, foram episódios que colaboraram, respectivamente, para as seguintes sublevações coloniais:
a) Guerra dos Emboabas, Inconfidência Mineira e Conjura dos Alfaiates.
b) Guerra dos Mascates, Motim do Pitangui e Revolta dos Malês.
c) Conspiração dos Suassunas, Inconfidência Mineira e Revolta do Maneta.
d) Confederação do Equador, Revolta de Felipe dos Santos e Revolta dos Malês.
e) Guerra dos Mascates, Revolta de Felipe dos Santos e Conjura dos Alfaiates.

04. (Fuvest) A chamada Guerra dos Mascates, ocorrida em Pernambuco em 1710, deveu-se 
a) ao surgimento de um sentimento nativista brasileiro, em oposição aos colonizadores portugueses. 
b) ao orgulho ferido dos habitantes da vila de Olinda, menosprezados pelos portugueses. 
c) ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda pelo controle da mão-de-obra escrava.
d) ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda cujas relações comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores. 
e) a uma disputa interna entre grupos de comerciantes, que eram chamados depreciativamente de mascates. 

05. (Faap) A colonização portuguesa no Brasil é caracterizada por uma ampla empresa mercantil. É o próprio Estado metropolitano que, em conjugação com as novas forças sociais produtoras, ou seja, a burguesia comercial, assume o caráter da colonização das terras brasileiras. A partir daí os dois elementos - Estado e burguesia - passam a ser os agenciadores coloniais e, assim, a política definida com relação à colonização é efetivada através de alguns elementos básicos que se seguem: dentre eles apenas um não corresponde ao exposto no texto; assinale-o. 
a) a preocupação básica será a de resguardar a área do Império Colonial face às demais potências europeias. 
b) o caráter político da administração se fará a partir da Metrópole e a preocupação fiscal dominará todo o mecanismo administrativo. 
c) o vértice definidor, reside no monopólio comercial. 
d) a função histórica das Colônias será proeminente no sentido de acelerar a acumulação do capital comercial pela burguesia mercantil europeia. 
e) a produção gerada dentro das Colônias estimula o seu desenvolvimento e atende às necessidades de seu mercado interno.

06.  (Ufes) A organização da agromanufatura açucareira no Brasil Colônia está ligada ao sentido geral da colonização portuguesa, cuja dinâmica estava baseada na 
a) pesada carga de taxas e impostos sobre o trabalho livre, com o objetivo de isentar de tributos o trabalho escravo. 
b) unidade produtiva voltada para a mobilidade mercantil interna, ampliada pelo desenvolvimento de atividades artesanais, industriais e comerciais.
c) estrutura de produção, que objetivava a urbanização e a criação de maior espaço para os homens livres da colônia. 
d) pequena empresa, que procurava viabilizar a produção açucareira apenas para o mercado interno. 
e) propriedade latifundiária escravista, para atender aos interesses da Metrópole Portuguesa de garantir a produção de açúcar em larga escala para o comércio externo. 
 
07. (Ufpe) Na opinião do historiador Caio Prado Jr., todo povo tem na sua evolução, vista a distância, um certo sentido. Este se percebe, não nos pormenores de sua história, mas no conjunto dos fatos e acontecimentos essenciais... Assinale a alternativa que corresponde ao "sentido" da colonização portuguesa no Brasil. 
a) A colonização se estabeleceu dentro dos padrões de povoamento e expansão religiosa. 
b) A colonização foi um fato isolado, portanto, uma aventura que não teve continuidade. 
c) A colonização foi o resultado da expansão marítima dos países da Europa e, desde o início, constituiu-se numa sociedade de europeus sem nenhuma miscigenação. 
d) A colonização se realizou no "sentido" de uma vasta empresa comercial para fornecer ao mercado internacional açúcar, tabaco, ouro, diamantes, algodão e outros produtos. 
e) A colonização portuguesa teve, desde cedo, o objetivo de criar um mercado nacional no Brasil.
 
08. (Unesp) O tráfico de negros escravos para o Brasil Colônia representou: 
a) certa lucratividade para a Metrópole portuguesa, favorecendo a acumulação de capitais. 
b) prejuízos à Metrópole lusitana pela não adaptação do negro ao trabalho agrícola. 
c) a possibilidade da exportação de índios para a Europa na condição de escravos domésticos.
d) incentivo ao crescimento do mercado interno e à criação de um parque manufatureiro. 
e) maior estímulo à agricultura de subsistência em prejuízo dos produtos agrícolas exportáveis.  
 
09. (Cesgranrio) Sobre o Pacto Colonial que, na época mercantilista, definiu o relacionamento entre Metrópole e Colônia e determinou a forma de organização da sociedade colonial, assinale a afirmativa INCORRETA: 
a) "a metrópole, por isso que é mãe, deve prestar às colônias suas filhas todos os bons ofícios e socorros necessários para a defesa e segurança das suas vidas e dos seus bens, mantendo-se em uma sossegada posse e fruição dessas mesmas vidas e desses bens." 
b) "é, pois necessário que os interesses da Metrópole sejam ligados com os das colônias, e que estas sejam tratadas sem rivalidade. Quanto os vassalos são mais ricos, tanto o soberano é muito mais." 
c) "esta impossibilidade de subsistir qualquer indivíduo sem alheios socorros, ou Lei Universal que liga os homens entre si, tem a política nas colônias para maior utilidade e dependência em que devem estar da Metrópole." 
d) "para viverem em igualdade e abundância... que todos ficariam ricos, tirados da miséria em que se achavam, extinta a diferença da cor branca, preta e parda, porque uns e outros seriam sem diferença chamados e admitidos a todos os ministérios e cargos." 
e) "numa palavra, quanto os interesses e as utilidades da pátria-mãe se enlaçarem mais com os das colônias suas filhas, tanto ela será mais rica e quanto ela dever mais às colônias, tanto ela será mais feliz e viverá mais segura".

10. (Cesgranrio) Com a expansão marítima dos séculos XV/XVI, os países ibéricos desenvolveram a ideia de "império ultramarino" significando: 
a) a ocupação de pontos estratégicos e o domínio das rotas marítimas, a fim de assegurar a acumulação do capital mercantil;
b) o estabelecimento das regras que definem o Sistema Colonial nas relações entre as metrópoles e as demais áreas do "império" para estabelecer as ideias de liberdade comercial; 
c) a integração econômica entre várias partes de cada "império" através do comércio intercolonial e da livre circulação dos indivíduos; 
d) a projeção da autoridade soberana e centralizadora das respectivas coroas e sobre tudo e todos situados no interior desse "império"; 
e) a junção da autoridade temporal com a espiritual através da criação do Império da Cristandade. 

11. (Cesgranrio) A política colonizadora portuguesa, voltada para a obtenção de lucros do monopólio na esfera mercantil, tinha como principal área de produção: 
a) a implantação da grande lavoura tropical, de base escravista e latifundiária caracterizada pela diversidade de produtos cultivados e presença de minifúndios e latifúndios; 
b) o "exclusivo colonial", que subordinava os interesses da produção agrícola aos objetivos mercantis da Coroa e dos grandes comerciantes metropolitanos; 
c) a agricultura de subsistência, baseada em pequenas e médias propriedades, utilizando mão-de-obra indígena; 
d) a integração agropastoril, destinada ao abastecimento do mercado interno colonial, sobretudo ao do metropolitano; 
e) a criação de Companhias Cooperativas envolvidas com a produção de tecidos e demais gêneros ligados ao consumo caseiro.
 
12. (Mackenzie) A riqueza produzida pela mineração trouxe poucos benefícios de caráter permanente à economia luso-brasileira, porque: 
a) a rígida estrutura escravista da zona do ouro não permitiu alforrias e mobilidade social.
b) o mercado interno não se desenvolveu mantendo-se a situação de ilhas econômicas. 
c) o contrabando e a voracidade do fisco português não podem ser considerados fatores que colaboraram para este resultado. 
d) a região não atraiu mão-de-obra da metrópole, ocorrendo um povoamento disperso e pouca vida urbana. 
e) a dependência econômica de Portugal, em relação à Inglaterra configurada no Tratado de Methuen, transferiu para este país grande parte do ouro explorado. 
 
13. (Cesgranrio) A colonização brasileira foi sempre marcada por confrontos que refletiam a diversidade de interesses presentes na sociedade colonial como pode ser observado nos(as): 
a) conflitos internos, sem conteúdo emancipacionista, como as Guerras dos Emboabas e dos Mascates. 
b) ideais monárquicos e democráticos defendidos pelos mineradores e agricultores na Conjuração Mineira. 
c) projetos imperiais adotados pela Revolução Pernambucana de 1817 por influência da burocracia lusitana. 
d) reações contrárias aos monopólios, como na Conjuração Baiana, organizada pelos comerciantes locais. 
e) características nacionalistas de todos os movimentos ocorridos no período colonial, como nas Revoltas do Rio de Janeiro e de Beckman.
 
14.  (Unesp) "E o pior é que a maior parte do ouro que se tira das minas passa em pó e em moedas para os reinos estranhos e a menor é a que fica em Portugal e nas cidades do Brasil, salvo o que se gasta em cordões, arrecadas e outros brincos, dos quais se vêem hoje carregadas as mulatas de mau viver e as negras, muito mais que as senhoras". 
 (André João Antonil. "Cultura e opulência do Brasil", 1711.) 
No trecho transcrito, o autor denuncia:
 a) a corrupção dos proprietários de lavras no desvio de ouro em seu próprio benefício e na compra de escravos. 
b) a transferência do ouro brasileiro para outros países em decorrência de acordos comerciais internacionais de Portugal. 
c) o prejuízo para o desenvolvimento interno da colônia e da metrópole gerado pelo contrabando de ouro brasileiro. 
d) o controle do ouro por funcionários reais preocupados em esbanjar dinheiro e dominar o poder local. 
e) a ausência de controle fiscal português no Brasil e o desvio de ouro para o exterior pelos escravos e mineradores ingleses.
 
15.  (FEI) Sobre o período colonial brasileiro, podemos afirmar que: 
I - Foi marcado por um rígido controle da economia por parte da metrópole portuguesa. 
II - Teve na produção de açúcar no Nordeste e na mineração no Sudeste as duas principais fontes de riqueza coloniais. 
III - Caracterizou-se pelo estabelecimento de um modelo agrário baseado na produção diversificada de gêneros agrícolas em pequenas propriedades. 
a) apenas I está correta 
b) I e III estão corretas
c) II e III estão corretas 
d) apenas II está correta 
e) I e II estão corretas 

16. (Unifesp) "Não resta outra coisa senão cada um defender-se por si mesmo; duas coisas são necessárias... a fim de se recuperar a mão livre no que diz respeito ao comércio e aos índios". 
(Manuel Beckman, 1684.) 
As duas principais reivindicações do líder da Revolta que leva seu nome são 
a) a revogação do monopólio da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão e a expulsão dos jesuítas que se opunham à escravidão indígena. 
b) a saída dos portugueses do Grão Pará e Maranhão e a supressão dos aldeamentos indígenas, que monopolizavam as chamadas "drogas do sertão". 
c) a repressão ao contrabando estrangeiro, que prejudicava os negócios dos atacadistas portugueses, e a liberdade para importar escravos negros. 
d) a expulsão dos holandeses do Nordeste, que monopolizavam o comércio do açúcar, e a reedição da guerra justa, que proibia a escravidão indígena. 
e) a revogação do monopólio comercial da Metrópole sobre o Norte e Nordeste da colônia e a proibição para importar escravos negros.

17. (Unesp) Os preços dos produtos da colônia portuguesa da América, o Brasil, caíram sensivelmente na segunda metade do século XVII. De 1659 a 1688, houve uma queda de 41% no preço do açúcar; já o preço do tabaco encolheu 65% de 1668 a 1688. A diminuição dos preços destes produtos coloniais produziu uma crise no comércio português. Na primeira metade do século XVIII, o déficit da balança comercial portuguesa foi compensado 
a) pela extinção dos monopólios estatais sobre produtos coloniais e pela suspensão do regime metropolitano do exclusivo colonial. 
b) pela entrega do nordeste brasileiro à Holanda e pelo incentivo à criação de gado nas regiões sul e sudeste da colônia. 
c) pela implantação de indústrias na colônia do Brasil e pela intensificação do comércio de especiarias com o Oriente. 
d) pela diminuição da exploração social, com o aumento dos salários dos operários, e o fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores. 
e) pelo estímulo governamental ao desenvolvimento de manufaturas no reino e pelo volume crescente da produção aurífera no Brasil.

18. (UFV) O sistema de colonização introduzido no Brasil pelos portugueses baseou-se fundamentalmente:
a) no monopólio do comércio pelo Estado português, assegurando, assim, a máxima lucratividade para os empresários metropolitanos. 
b) no desenvolvimento de produtos tropicais para satisfação do mercado interno consumidor. 
c) na exploração econômica da terra, com sua divisão em pequenos lotes chamados de feitorias. 
d) no povoamento da terra pelos excedentes demográficos da Europa, semelhante ao esforço colonizador empreendido nas Américas. 
e) no trabalho da mão-de-obra europeia assalariada, para garantir a maior produtividade da área plantada e atender aos interesses da colônia.

19. (Mackenzie) Duas atividades econômicas destacaram-se durante o período colonial brasileiro: a açucareira e a mineração. Com relação a essas atividades econômicas, é correto afirmar que: 
a) na atividade açucareira, prevalecia o latifúndio e a ruralização, a mineração favorecia a urbanização e a expansão do mercado interno. 
b) o trabalho escravo era predominante na atividade açucareira e o assalariado na mineradora. 
c) o ouro do Brasil foi para a Holanda e os lucros do açúcar serviram para a acumulação de capitais ingleses. 
d) geraram movimentos nativistas como a Guerra dos Emboabas e a Revolução Farroupilha. 
e) favoreceram o abastecimento de gêneros de primeira necessidade para os colonos e o desenvolvimento de uma economia independente da Metrópole.

20. (EsFCEx) Analise as afirmativas abaixo sobre a Revolta de Beckman no Maranhão e, a seguir, marque a alternativa correta: 
I. Este movimento foi uma explosão popular contra a Companhia de Comércio do Maranhão. 
II. Os conjurados se apossaram facilmente do poder e constituíram um governo. 
III. O movimento não conseguiu se expandir e entrou em declínio. 
IV. A Companhia de Comércio do Maranhão conseguiu conservar o monopólio após o movimento. 
a) somente a I está correta. 
b) somente a II e a IV estão corretas 
c) somente a III e a IV estão corretas. 
d) somente a I, II e a III estão corretas. 
e) todas estão corretas.

21. (EsFCEx) Sobre os conflitos no Brasil colonial pode-se destacar dois modelos, não exclusivos, de revoltas e rebeliões que tensionaram o domínio português e contribuíram para o desgaste do sistema colonial, a saber: 
I. o primeiro modelo caracterizou-se por diversos levantes de colonos que se sentiam prejudicados com as altas taxas de impostos cobrados pela Coroa e como exercício do monopólio exercido pelas companhias mercantilistas. Estes movimentos não tinham caráter anticolonial e independentista, porém, serviram para mostrar a existência de interesses de uma população já enraizada no Brasil. Receberam o nome de rebeliões nativistas.
II. o segundo modelo caracterizou-se por revelar, claramente, a intenção em lutar pela emancipação do Brasil em relação à Portugal mostrando-se possuidor de alguma consciência nacional, além de certa organização política. Não se limitou a contestar determinados aspectos da dominação colonial, como impostos, mas questionava o próprio pacto colonial. Buscava a independência política, apesar de circunscritos às regiões em que aconteceram. Recebeu o nome de rebeliões anticoloniais.

Assinale a alternativa que combina, respectivamente, movimentos relacionados a cada um dos modelos acima. 
a) Guerra dos Emboabas e Guerra dos Mascates. 
b) Inconfidência Mineira e Revolta de Beckman. 
c) Conjuração Baiana e Inconfidência Mineira. 
d) Rebelião de Vila Rica e Conjuração Baiana. 
e) Inconfidência Mineira e Guerra dos Mascastes. 
 








GABARITO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

E

C

 E

 D

E

 E

D

D

B

A

C

E

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 A

E

 A

A

D

D

-

-

-

 -

 -

 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário