Pesquisar

Este espaço foi criado para os professores e alunos selecionarem questões para serem organizadas listas de exercícios por assuntos. Estamos sempre atualizando com questões de vários vestibulares e do ENEM. Todas as questões estão gabaritadas.

Anelídeos e Moluscos - 30 Exercícios com Gabarito

01. (VUNESP) - Os microplásticos representam aproximadamente 92,4% da contagem global de partículas de lixo plástico. Estes pequenos plásticos de até 5 mm de tamanho estão entrando no ambiente marinho, contaminando um sistema já vulnerável.
(www.arocha.org. Adaptado.)

Os mexilhões estão entre os invertebrados marinhos diretamente afetados pela presença de partículas de microplásticos nas águas, uma vez que, para se alimentarem,
a) capturam micropartículas batendo os flagelos dos coanócitos.
b) raspam com a rádula a superfície do substrato marinho.
c) trituram com dentes calcários outros animais menores.
d) filtram partículas de alimento na água circundante.
e) circulam a água pelos canais do sistema ambulacrário.

02. (UEFS) - À primeira vista, a ventosa de um polvo se assemelha à de uma flecha de brinquedo ou à que fixa um GPS no parabrisa. Na verdade, porém, é um órgão, notavelmente sofisticado, que pode não só prender objetos com diferentes intensidades, mas também manejá-los graças a grupos de músculos especializados. (VENTOSA sensacional..., 2010. p. 66-67).
A complexidade da percepção táctil e gustativa desse grupo de animais dar-se-á
a) pelo sistema nervoso difuso, formado por células que se distribuem por toda epiderme, concentrando-se principalmente ao redor da boca.
b) pelas células glandulares especializadas dispersas por todo o corpo, capazes de agir independentemente da ação do gânglio cerebral.
c) pela ação de receptores que se organizam em órgãos quase primitivos, denominados ocelos, que informam ao sistema nervoso os estímulos presentes no ambiente.
d) pela presença de cordões nervosos ligados a anéis de células nervosas, que se comunicam com a camada de células musculares presentes na epiderme.
e) pela presença de diversos gânglios nervosos unidos e ligados a nervos que trazem informações dos órgãos dos sentidos e ditam ação à sua complexa musculatura.

03. (CPCON) - No mundo oriental é comum o uso de práticas alternativas para curar determinadas patologias. Apesar de alguns considerarem o emprego das técnicas para descrever práticas médicas diversas da alopatia, outros consideram estas técnicas como parte da medicina constituída por métodos cientificamente validados de diagnóstico e tratamento. Entre as práticas alternativas utilizadas para restabelecimento da circulação em cirurgias de reimplantes de órgãos, está a sangria, feita com o uso de uma sanguessuga, Hirudo medicinalis, embora existam outras formas de sangrias. Sobre as sanguessugas é correto afirmar:
a) São vermes segmentados, clitelados, sem cerdas, pertencentes ao filo Annelida, que apresentam ventosas na região anterior, portando mandíbulas, e ventosa posterior.
b) São vermes metamerizados, clitelados, com poucas cerdas, pertencentes ao filo Annelida, com reprodução sexuada cruzada.
c) São vermes segmentados, sem cerdas e sem clitelo, pertencente ao filo Annelida, cujos órgãos excretores são do tipo protonefrídios.
d) São vermes metamerizados, clitelados, podendo apresentar poucas e nenhuma cerda, pertencente ao filo Annelida, que apresentam ventosas apenas nas regiões anterior e posterior, e hábito predador e parasita.
e) São vermes segmentados, sem clitelo, podendo apresentar poucas e nenhuma cerda, pertencente ao filo Annelida, que apresentam ventosas apenas na região anterior, e hábito exclusivamente predador. 

04. (FAG) - As minhocas pertencem à Classe Oligochaeta e são representadas pelas espécies 'Pheretyma hawayana' (minhoca brasileira), 'Lumbricus terrestris' (minhoca européia) e 'Eisenia phoetida' (minhoca vermelha da Califórnia). Todas as espécies participam ativamente na produção de húmus, o que contribui para o aumento da fertilidade do solo. Além disso, cavam inúmeras galerias subterrâneas que são responsáveis pela drenagem e aeração do solo. Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que as minhocas são organismos
a) monóicos, isto é, cada indivíduo apresenta apenas um órgão sexual; triploblásticos, isto é, possuem os três folhetos embrionários; protostômios, isto é, a cavidade anal é originada do blastóporo; armazenam o esperma recebido de outra minhoca no interior do clitelo.
b) dióicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos como femininos; diploblásticos, isto é, possuem apenas dois folhetos embrionários; deuterostômios, isto é, apresentam a cavidade oral originada do blastóporo; armazenam o esperma na cavidade celomática.
c) dióicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos como femininos; diploblásticos, isto é, possuem apenas um dos dois folhetos embrionários (ectoderma ou endoderma); deuterostômio, isto é, apresentam cavidade anal originada do blastóporo; armazenam o esperma recebido de outra minhoca em seus apêndices carnosos denominados de parapódios.
d) monóicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos quanto femininos; triploblásticos, isto é, possuem os três folhetos embrionários; protostômios, isto é, apresentam a cavidade oral originada do blastóporo; armazenam nas vesículas seminais o esperma recebido de outra minhoca.
e) monóicos, isto é, cada indivíduo apresenta tanto órgãos sexuais masculinos quanto femininos; triploblásticos, isto é, possuem apenas três folhetos embrionários; deuterostômios, isto é, apresentam a cavidade oral originada do blastóporo; liberam o esperma armazenado nas vesículas seminais quando o casulo contendo óvulos passa pelas aberturas dos receptáculos seminais.

05. (INEP) - Os ______________ são animais de corpo mole, que podem viver em ambientes terrestres úmidos, na água doce ou em ambiente marinho. Alguns possuem ___________, podendo ser interna ou externa. Em geral, seu corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. Representantes da Classe Gastropoda participam do ciclo de vida do parasita humano causador da _________________.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas, na ordem em que se apresentam
a) anelídeos; rádula; ascaridíase
b) moluscos; concha; esquistossomose
c) platelmintos; cutícula; teníase
d) moluscos; rádula; ascaridíase
e) anelídeos; cutícula; esquistossomose

06. (UFGD) - Uma característica embriológica importante no estudo dos animais é a presença do celoma, um espaço entre os folhetos externo e interno da mesoderme que permite aos órgãos internos se dobrem sobre si mesmos, aumentando sua capacidade funcional. Embora a presença do celoma seja comum nos vertebrados, nos invertebrados é possível encontrar grupos acelomados, pseudocelomados e celomados. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa em que todos os filos de invertebrados relacionados são celomados.
a) Platyhelminthe, Nematoda e Anellida.
b) Anellida, Mollusca e Arthropoda.
c) Nematoda, Anellida e Mollusca.
d) Arthropoda, Anellida e Platyhelminthes.
e) Mollusca, Nematoda e Arthropoda.

07. (MACKENZIE) - Os artrópodos apresentam várias características que mostram que eles são mais evoluídos do que os anelídeos. Entretanto, existe uma característica dos artrópodos que contraria essa colocação. Essa característica: 
a) é o sistema circulatório aberto. 
b) são os apêndices articulados. 
c) é o desenvolvimento indireto. 
d) é a digestão extracelular. 
e) é a fecundação externa.

08. (IFPI) - Com organização corporal não segmentada e simetria bilateral, tais organismos apresentam-se em formas monoicas e dioicas, com clivagem espiral, durante o desenvolvimento embrionário. Seus processos excretores envolvem um ou dois metanefrídios, com aberturas para a cavidade pericárdica e para a cavidade do manto, que também é uma estrutura relacionada às trocas gasosas.
Tal descrição refere-se ao grupo de organismos classificados no Filo:
a) Echinodermata.
b) Annelida.
c) Porifera
d) Arthropoda.
e) Mollusca.

09. (FEPESE) - Assinale a alternativa que indica corretamente como os anelídeos terrestres (minhocas) fazem as trocas gasosas (respiração).
a) Cutânea
b) Traqueias
c) Brânquias
d) Ctenídeos
e) Pulmões foliáceos

10. (UFPI) - O Filo Annelida é representado por vermes de corpo cilíndrico e nitidamente segmentado, sendo os representantes mais conhecidos a minhoca, a sanguessuga e uma série de animais aquáticos conhecidos como poliquetas. Sobre as características dos anelídeos, NÃO é correto afirmar:
a) Os anelídeos apresentam sistema digestório incompleto, e a digestão é predominantemente extracelular.
b) Os anelídeos são dotados de sistema cardiovascular, o que os diferencia dos nematódeos e dos platelmintos.
c) As trocas gasosas ocorrem através da epiderme (respiração cutânea), que é delgada, rica em vasos sanguíneos e permanentemente úmida.
d) A excreção ocorre por metanefrídeos, um par em cada segmento. O nefrostoma tem forma de funil e possui cílios na sua borda. O nefridióporo abre-se na superfície corporal.
e) O sistema nervoso consiste em um par de gânglios cerebrais, localizados na região anterior do corpo, e dois cordões nervosos longitudinais e ventrais.

11. (CONSUPLAN) - “Assim como em alguns moluscos, os __________ têm um sistema circulatório ___________, no qual o líquido chamado hemolinfa é bombeado por um coração por meio de artérias curtas e, após, para espaços chamados de seios, que circundam os tecidos e os órgãos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
a) anelídeos / aberto
b) anelídeos / fechado
c) artrópodes / aberto
d) artrópodes / fechado

12. (OMNI) - Os anelídeos são classificados em: oligoquetas, poliquetas e hirudíneos. Sobre os poliquetas é CORRETO afirmar:
a) Possuem poucas cerdas e são principalmente encontrados em solos úmidos. Seu principal representante é a minhoca.
b) Com grande quantidade de cerdas, a maior parte desses animais possui vida marinha e sexos separados.
c) Possuem ventosas que auxiliam na locomoção e alimentação. São hermafroditas e não apresentam cerdas.
d) Possuem um exoesqueleto formado por quitina, que limita seu crescimento.

13. (FEPESE) - Assinale a alternativa que cita corretamente o modo de respiração dos Oligochaeta conhecidos popularmente como minhocas.
a) Pulmonar
b) Traqueal
c) Alveolar
d) Cutânea
e) Branquial

14. (IBADE) - “Durante o período das chuvas, o número de caramujos africanos aumenta nas áreas de vegetação das praias de Vila Velha, fazendo com que o molusco se prolifere nas áreas de restinga. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, promove diariamente um trabalho de cata manual dos caramujos. De novembro de 2019 até o dia 6 de janeiro de 2020 foram recolhidos 618 quilos do molusco na orla.”
(http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2020/01/prefeitura-recolhe-caramujos-africanos-nas-restingas-28028)

Assinale a opção que corretamente associa a classe do caramujo africano e uma de suas características.
a) Gastropoda, torção do corpo.
b) Cephalopoda, presença de rádula.
c) Bivalvia, respiração pulmonar.
d) Pelecipoda, presença de manto.
e) Lamelibranchia, respiração branquial.

15. (FUNDATEC) - Assinale a alternativa que correlaciona corretamente o órgão excretor e o animal.
a) Protonefrídios – anelídeos.
b) Metanefrídios – platelmintos.
c) Túbulos de Malpighi – anfíbios.
d) Glândulas verdes – crustáceos.
e) Glândulas coxais – insetos.

16. (FAU UNICENTRO) - No que diz respeito aos invertebrados do filo Mollusca, são consideradas informações corretas, EXCETO o contido em:
a) São animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral.
b) Algumas espécies possuem uma estrutura chamada rádula, responsável pela secreção da concha calcária.
c) Podem ser encontrados no ambiente marinho, terrestre e na água doce.
d) Uma pessoa alérgica a moluscos, deve evitar a ingestão de pratos contendo lula, polvo e mexilhão.
e) Na maioria de seus representantes a circulação é aberta, no entanto, alguns apresentam a circulação fechada.

17. (IDHTEC) - Os moluscos são animais celomados, protostomados, habitantes de ambientes terrestres e aquáticos (Marinho e de água doce). Com o sistema digestório completo, a maioria dos moluscos não filtradores apresenta em sua boca uma estrutura que se assemelha a uma língua com dentículos de quitina que raspa as superfícies em busca de alimentos.
Assinale a alternativa que contém essa estrutura.
a) Nefrostômio
b) Rádula
c) Nefrídeos
d) Músculos retratores
e) Véliger

18. (UFCE) - O grupo dos moluscos (Filo Mollusca) é muito admirado por conta de suas conchas com formatos diversos e padrões de cores peculiares, muitas vezes resplandecentes. Um grande número de espécies de moluscos tem conchas calcárias sólidas (seja de aragonita, seja de calcita) produzidas pelas glândulas da concha localizadas no manto. Acerca das características das conchas e seus grupos taxonômicos relacionados, analise os itens abaixo julgando se são verdadeiros (V) ou falsos (F).
(  ) Indivíduos da Classe Bivalvia têm duas conchas, ou valvas, conectadas na superfície dorsal por um ligamento. Cada valva tem uma protuberância dorsal, a rádula, que é a parte mais antiga da concha.
(  ) A Classe Scaphopoda possui em geral concha de uma peça tubular, geralmente de formato afunilada e com abertura nas duas extremidades. Essas conchas assemelham-se a uma presa de elefante oca em miniatura.
(  ) Os monoplacóforos têm uma concha simples, com o ápice situado bem à frente. A concha tem uma camada prismática externa bem-definida e uma camada nacarada interna.
(  ) O formato “típico” de muitas conchas que ocorrem em determinados grupos da Classe Gastropoda é o espiral cônico, enrolado em torno de um eixo central ou columela. As voltas da espiral formam redemoinhos demarcados pelas linhas descritas como suturas.
Acerca dos itens apresentados, marque a alternativa.
a) V F F F
b) V V F F
c) V V V V
d) F V V V
e) F F V V

19. (IBADE) - “São invertebrados com um plano corporal bilateral, celoma reduzido e um manto que cobre seus órgãos internos. Na maioria das espécies, o manto secreta uma concha endurecida e protetora.” Ofragmento acima se refere ao seguinte filo:
a) Arthropoda.
b) Mollusca.
c) Annelida.
d) Cnidaria.
e) Porifera.

20. (FUNDATEC) - Os moluscos constituem um filo distinto e particular, sem estreita semelhança ou afinidade filogenética com qualquer outro grupo vivente. São consideradas características do filo Mollusca:
I. Assimétrica bilateral.
II. Intestino completo.
III. Ovos com clivagem espiral.
IV. Corpo constituído por mais de duas camadas celulares, com tecidos e órgãos
Quais estão corretas?.
a) Apenas I e II.
b) Apenas III e IV.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

21. (VUNESP) - O caramujo africano além de praga agrícola é o responsável pela transmissão de parasitos pertencentes ao grupo dos nematoides do gênero Angiostrongylus, parasitos estes que causam doenças de difícil diagnóstico em humanos. A pessoa é infectada pelo parasito acidentalmente quando ingere alimentos ou água contaminados com larvas de terceiro estádio, presentes no muco secretado pelo caramujo, seus hospedeiros intermediários. Os principais parasitos que podem ser transmitidos pelo caramujo africano são o Angiostrongylus cantonensis e o Angiostrongylus costaricensis.
O controle desses moluscos pode ser feito com
a) a aplicação, em larga escala, de acaricidas, fungicidas, bactericidas, herbicidas, inseticidas e moluscicidas nas áreas agrícolas e urbanas infestadas, mesmo que isso afete espécies nativas.
b) o plantio alternado de plantas cujo molusco não aprecia com plantas de interesse econômico ou ornamental, visando seu envenenamento pelas plantas não apreciadas.
c) barreiras físicas, como telas, ao redor de jardins urbanos e domiciliares e de plantações agrícolas. É uma medida fácil de ser implantada e de baixo custo.
d) coleta, repetida com frequência, ao longo do ano, sem interrupção, e a destruição dos caramujos e seus ovos das áreas infestadas, devendo incluir áreas urbanas, agrícolas como hortas, roças e brejos.
e) o aumento da salinização do solo e das áreas asfaltadas nas cidades para que o molusco sofra de dessecação e morra.

22. (UFCE) - O grupo dos moluscos é constituído por uma diversidade impressionante de organismos. Atualmente é considerado um dos maiores filos do reino animal depois de Arthropoda. Esse grupo inclui desde animais vermiformes a lulas gigantes. Esse filo é composto por animais que são muito versáteis, sendo organismos que ocupam ambientes aquáticos de diferentes profundidades a ambientes terrestres. Acerca da taxonomia do grupo em questão, marque a alternativa correta.
a) Os animais da Classe Cephalopoda têm como uma de suas peculiaridades a ausência de concha externa em todos os seus representantes atualmente conhecidos.
b) A Classe Scaphopoda é constituída por moluscos com o corpo esguio, coberto com um manto e concha tubulares. Esses animais possuem numerosos tentáculos delgados e longos, conhecidos como captáculos, além de uma rádula bem desenvolvida.
c) A Classe Bivalvia é composta por animais com corpos comprimidos lateralmente. A concha geralmente tem duas valvas articuladas na região dorsal por ligamento elástico e, em geral, por um grupo de dentes denomidado rádula, típica e exclusiva dessa classe.
d) Uma das características taxonômicas importantes da Classe Polyplacophora é a ocorrência da concha dividida em oito placas, chamadas de valvas. São animais marinhos com palpos ao redor da boca bem desenvolvidos, porém no adulto não há rádula nem estruturas similares para alimentação.
e) A Classe Gastropoda abrange cerca de 70.000 espécies vivas descritas, tendo como uma de suas principais características a ocorrência de uma única concha contorcida em espiral, presente na fase adulta de todos os representantes dessa classe.

23. (UPF) - As minhocas desempenham importante papel ecológico nos ecossistemas, reciclando materiais e atuando como verdadeiros arados que revolvem os solos. Sobre as minhocas, podemos afirmar corretamente que
a) são monoicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório fechado, respiração pulmonar e excreção por túbulos de Malpighi.
b) são dioicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório aberto do tipo lacunoso, respiração cutânea e excreção por nefrídios.
c) são dioicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório aberto, respiração pulmonar e excreção por túbulos de Malpighi.
d) são monoicas, se autofecundam, apresentam sistema circulatório fechado, respiração pulmonar e excreção por túbulos de Malpighi.
e) são monoicas, de reprodução cruzada, apresentam sistema circulatório fechado, respiração cutânea e excreção por nefrídios.

24. (UFT) - Um estudante coletou uma amostra de solo da horta do seu quintal. Ao analisar o material em microscópio ótico, ele observou vários animais alongados, sem pernas, com tamanho variando entre 0,3 e 1 mm. Eles possuíam sistema digestivo completo, eram cilíndricos e afilados nas extremidades, exibiam simetria bilateral e não apresentavam segmentação corporal. Em suas anotações, o estudante concluiu que se tratavam de anelídeos oligoquetas. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:
a) a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas não apresentam simetria bilateral.
b) a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas são encontrados apenas na água do mar.
c) a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas apresentam o corpo segmentado.
d) a conclusão do estudante é inválida, pois anelídeos oligoquetas têm sistema digestivo incompleto.

25. (URCA) - Observe atentamente a descrição a seguir: Monóico, com clitelo, moela, nefrídeos, cerdas, circulação fechada e respiração cutânea.
Você diria que esse animal é... responda corretamente.
a) Um peripatus;
b) Uma planária;
c) Uma barata;
d) Uma minhoca;
e) Uma lombriga.

26. (UEFS) - A sustentação do corpo é fundamental para que um animal possa interagir no seu hábitat e atuar em seu nicho ecológico. A minhoca é um organismo integrante do grupo dos anelídeos e apresenta sustentação corporal por intermédio de um esqueleto
a) calcário.
b) quitinoso.
c) ósseo.
d) hidrostático.
e) cartilaginoso.

27. (UDESC) - Assinale a alternativa incorreta quanto ao reino animal.
a) Os animais, em sua maioria, são celomados.
b) Os platelmintos são organismos acelomados.
c) Os anelídeos são organismos pseudocelomados.
d) Os nematódeos são organismos pseudocelomados.
e) Animais diblásticos possuem apenas dois folhetos embrionários: ectoderma e endoderma.

28. (FCC-SP) - Qual dos seguintes animais está filogeneticamente mais relacionado à lula?
a) caramujo
b) lombriga
c) planária
d) minhoca
e) tatuzinho

29. (UFN) - Assinale a alternativa incorreta a respeito dos moluscos.
a) A excreção é realizada através de nefrídios.
b) A respiração é branquial e pulmonar.
c) A reprodução é sexuada com espécies dioicas e monoicas.
d) São animais diploblásticos acelomados.
e) Possuem corpo constituído por cabeça, pé e massa visceral.

30. (FACARES) - Os moluscos formam um filo bastante diversificado, tendo, de modo geral, o corpo dividido em três regiões básicas: cefálica, massa visceral e pé. A respeito desse filo, assinale a afirmativa correta:
a) A respiração de todos os moluscos é branquial.
b) Os gastrópodes, assim como os bivalves, apresentam rádula.
c) Nos polvos e lulas, a circulação é fechada, sendo o sangue responsável pela distribuição dos nutrientes e pelo recolhimento dos resíduos metabólicos dos tecidos.
d) O sistema nervoso dos moluscos é do tipo difuso.
e) O manto é responsável pela excreção, que é eliminada quando a água circula pela cavidade palial ou cavidade do manto.





GABARITO

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

D

E

A

D

B

 B

A

A

A

C

D

A

D

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 B

B

 D

B

D

D

B

E

D

 A

 D

 C

Nenhum comentário:

Postar um comentário